Movimentações de terceiros
O que envolve uma movimentação de terceiros é, ordens de produção, movimentos de entrada e de saída. Diante deste cenário temos 2 opções de operação, “Estoque da Empresa em poder de Terceiros” e “Estoque de Terceiros em poder da Empresa”.
1. Estoque de Terceiros em poder da Empresa = nesta operação você terá as ordens de produção em que em que as demandas irão sofrer uma operação feita pela empresa, ou seja, nesse caso a sua empresa é o terceiro da operação.
(PARTE 1)
Antes de entrar no importador certifique-se de que as demandas das ordens que você irá importar estão com o indicador de tipo de baixa sendo “Não Requisitar”.
Após ter as ordens geradas e verificadas você deve criar primeiro um recebimento, que irá ser a entrada dos itens na empresa.
Criado o cabeçalho do recebimento você deve clicar sobre o botão “Imp Ordem Dem” e irá abrir a tela de Importador de Ordens e Demandas, nele deve ser marcada a operação de “Estoque de terceiros em poder da empresa”, também deve-se marcar o tipo de custo que será considerado na hora de importar as demandas para o movimento.
Preencha os filtros como desejar e clique no botão “Pesquisar”.
Feito isso os registros das demandas serão carregados na grade. Selecione as demandas que você deseja importar para o recebimento, podendo alterar a quantidade conforme desejar, pois este movimento pode ser realizado de forma PARCIAL.
Feito a seleção que desejas selecione o grupo de imposto referente às demandas, com isso clique no botão “Confirmar”.
Concluído esta etapa e o recebimento está cadastrado já com os itens pode ser realizada a validação do recebimento, e com isso é dada entrada no almoxarifado escolhido.
Nesta operação “E” você terá o tipo de baixa das demandas da ordem sendo “Não Requisitar”, assim no momento do recebimento da nota e do envio da NF será descontado o saldo da demanda conforme o que foi recebido somado com o que foi retornado ao cliente.
(PARTE 2)
A segunda parte desta operação é o retorno das peças para o cliente. Dessa forma a empresa já realizou as operações encima das peças e ela irá emitir uma nota de saída para o cliente que solicitou a terceirização.
Crie o cabeçalho da NF, grave, clique no botão “Imp Ordem Dem” para abrir o importador de ordens e demandas, clique na operação de “Estoque de terceiros em poder da empresa” e realize o filtro conforme desejar, note que neste momento os filtros de demanda referentes a custo e almoxarifado ficam desabilitados, isso porque esta é a segunda parte desta operação e irá pegar exatamente os custos e almoxarifados da primeira parte do movimento. Os demais filtros você pode preencher para localizar as ordens que você deseja.
Feito isso clique em “Pesquisar” e a grade será populada com os registros, assim selecione os que você deseja importar para a nota, após selecionar clique em “Confirmar”.
Após isso você pode realizar a validação da nota, nesse momento será dada a saída da peça no almoxarifado escolhido no recebimento, o saldo da demanda será atendido conforme as movimentações de entrada e saída também serão verificadas as demandas e seu saldo.
Com isso temos a movimentação de terceiros finalizada, fisicamente falando as peças foram retornadas ao cliente que mandou para sua empresa industrializar, foi dada saída do seu estoque.
2. Estoque da Empresa em poder de Terceiros = nesta operação você terá as ordens de produção em que as demandas irão sofrer uma operação realizada por um terceiro, então nesse caso a sua empresa é a que está mandando terceirizar.
(PARTE 1)
Após ter as ordens geradas você deve criar primeiro uma nota fiscal de SAÍDA.
Criado o cabeçalho da NF de saída você deve clicar sobre o botão “Imp Ordem Dem” e irá abrir a tela do Importador de Ordens e Demandas, nele você deve marcar a opção de “Estoque da empresa em poder de terceiros”, deve também marcar o tipo de custo que deve ser considerado na hora de importar para o movimento.
Após isso faça os filtros conforme desejar e clique em “Pesquisar”.
Para isso selecione os títulos que deseja importar para a nota, você pode alterar a quantidade que deseja importar do mesmo, pois é possível realizar esta operação de forma PARCIAL.
Feito isso selecione o grupo de imposto referente a demanda e clique em “Confirmar”.
Com isso pode ser realizado o envio da nota, nesse momento será realizada uma transferência entre o almoxarifado escolhido no importador e o almoxarifado cadastrado no cliente, no campo “Almox Empresa em poder de Terc.” localizado na aba “Fornecedor”.
Com isso temos criadas uma movimentação de entrada e uma de saída, ambas com mesmo número de documento.
Nesta parte a empresa mandou as demandas das ordens de produção para um terceiro realizar as operações encima de suas peças, ou seja, foi emitida uma remessa para industrialização.
(PARTE 2)
A segunda parte é o retorno dessas peças (demandas) para a empresa.
Nesta parte deve ser criada um recebimento de nota, selecionando o mesmo cliente da saída cadastre a capa do movimento.
Feito isso você deve clicar no botão de “Imp Ordem Dem” e irá abrir a tela do Importador de Ordens e Demandas, nele você deve marcar a opção de “Estoque da empresa em poder de terceiros” novamente, porém agora você pode notar que as informações das demandas já são preenchidas automaticamente, isso porque as informações de valor e quantidade serão buscadas da nota de saída, realize os filtros das demandas que você deseja importar.
Feito isso marque as demandas e após selecione o grupo de imposto que você deseja usar para o recebimento, por fim clique em “Confirmar”.
Após isso pode ser realizada a validação do recebimento, nesse momento irá ser criado novamente uma transferência, só que desta vez do almoxarifado cadastrado no cliente para o almoxarifado cadastrado no item de movimento do recebimento.
Com isso temos as movimentações de terceiro finalizadas, fisicamente falando as peças voltaram para a empresa industrializadas, sendo assim voltaram para seu almoxarifado de origem, porém agora será necessário finalizar as ordens de produção referentes às demandas utilizadas.
Operação de Estoque de Terceiros em poder da Empresa (E):
Operação de Estoque da Empresa em poder de Terceiros (T):